sábado, 18 de janeiro de 2014

PSO (Password settings Object)



E aí galera! Depois de um tempo sem posta novos conteúdos, resolvi fazer esse poste discorrendo sobre a autenticação do Windows Server 2008 (WS8) e suas principais ferramentas. Sendo assim, para evitar que pessoas mal intencionadas possam ter acesso aos recursos da empresa o WS8 contém uma série de ferramentas para identificar e bloquear acessos indevidos. Entre essas ferramentas temos o protocolo Kerberos que é um protocolo padrão do AD para autenticação, além dele existe o GPO (Group policy object) que podem ser configuradas para auditar tentativas bem e mal sucedidas a acesso aos serviços e recursos da empresa. Também tem ferramenta de linha de comando chamada DSACLS.exe, gera relatório sobre objetos serviços de diretório e configura permissões. Mas a ferramenta que iremos estudar hoje é a PSO. Segundo Dan Holme uma PSO é “Uma classe separada do AD que mantém as configurações de diretiva refinada de senha”. Que em termos gerais configura as diretivas de senha e bloqueio de contas para aumentar o nível de segurança das senhas e contas.

Um domínio pode haver inumaras PSO que podem ser vinculadas a um ou mais usuários, grupos globais e computadores, para evitar conflitos entre essas PSO’s o Windows Server 2008 as listam em forma de precedência, ou seja, a PSO com precedência mais alta prevalecera em relação PSO com precedência mais baixa. E essas precedências são exibidas em forma de um número, sendo assim, quando mais próximo do número 1 mais alta sua precedência. A principal funcionalidade de PSO é a facilidade de configuração. Com uma única PSO o administrador pode criar um diretiva senha e bloqueio de conta para o domínio inteiro ou se for um caso especifico pode vincular um determinado grupo ou usuário.

Criando PSO

1ª) Ingresse no domínio como administrador e menu iniciar -> administrative tools -> ADSI Edit -> connect to -> connection settings->ok

2ª) Após a criação da PSO, vamos configura-la. Clique em DC=contos, Dc=com -> CN-> system -> dois cliques em CN= password settings contêiner -> botão esquerdo -> new-> object.

Pronto! Chegaremos nessa página.



3ª) Clique em next, na pagina padrão.
4ª) Nomeia a PSO com a finalidade que ela terá no sistema.



5ª) Vamos escolher a precedência. Coloque o número 1, click next.



6ª) Essa tela lhe pergunta se as senhas não são armazenadas utilizando criptografia reversível. Coloque False, click next.



7ª) O usuário não pode reutilizar as últimas 30 senhas, click next.




8ª) Se as regras de complexidade são imposta, ou seja, o usuário tem que usar no mínimo 3 das 4 regras de complexidade. Que são: letras maiúsculas, minúsculas, números e letras. Coloque true, click next.


9ª) Quantidade mínima de caracteres para as senhas. É recomendado que coloque no mínimo 7 caracteres, mas vamos colocar 15, uma senha forte, click next.




10ª) O usuário só poderá altera a senha depois de 1 dia, click next.



11ª) A senha deve ser alterada a cada 45 dias, click next.


12ª) Quantos Logons inválidos dentro do intervalo de tempo resultará em bloqueio da conta, coloque 5, click next.

 13ª) 5 logons inválidos no período de 1 hora a conta será bloqueada, click next.


14ª) uma conta ficará bloqueada no período de 1 dia ou até que seja desbloqueada manualmente por um administrador, click next.


15ª) Na última página click no botão more attributes e digite. CN=Domain adminis, CN= users, DC=contoso, Dc=com e click em ok.

Isso aí galera, vamos praticar bastante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário